Rosenbaum – Design Útil

Depois de um merecido descanso o THERDESIGN volta das férias em grande estilo!

Em sua passagem por Teresina, Marcelo Rosenbaum reservou um tempinho pra conversar com o THERDESIGN. Após inspirar a todos com a palestra Design Útil e declarar que sangue nordestino corre em suas veias, Rosenbaum nos provou ser merecedor de todo o sucesso que tem, com vários trabalhos sociais, o criativo do Lar Doce Lar no Caldeirão do Huck atua há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade.

Da esquerda para direita: Vanda, Daniel, Virgínia, Domingos, Clenilda (em baixo), Rosenbaum, Bruna e Juliana

THERDESIGN – Esse trabalho de levar produtos do Nordeste para o Brasil e para o mundo é muito importante para nós.

MARCELO ROSENBAUM – Na verdade não é apenas do Nordeste, eu chamo do Brasil, que por coincidência meu olhar está muito no Nordeste, é que no Nordeste a cultura é muito forte.

TD – O que nós nordestinos e até brasileiros como geral podemos fazer para colaborar com essa divulgação?

MR – Fazer. Fazendo. Não tem outro jeito de colaborar se não fazendo, divulgando, usando, se inspirando…

TD – Dentro desse contexto de brasilidade, o que você acha mais importante, criar uma identidade ou seguir as tendências?

MR – Eu não acredito em tendência. Acredito em comportamento. Acho que existe um comportamento que ele é único para o mundo todo. O jovem no Brasil é igualzinho ao jovem na Rússia, ao jovem de Israel, ao jovem do Peru, ao jovem da Alemanha isso é um comportamento. Não tem explicação, o comportamento é só um, o que vai diferir é a tua inspiração, no que você vai se inspirar. Na mesma informação que tá lá no Peru ou na Europa, como as pessoas fazem. Meus amigos, todos tem trabalhos lindos, eles se inspiram numa coisa muito mais internacional, eu prefiro fazer um trabalho mais regional, é um caminho meu, não é certo ou errado. Dá pra ter sucesso, as pessoas aceitam tudo. Isso aí é uma questão de acreditar. Eu acredito nisso, eu não vejo isso como certo, eu faço porque eu acredito realmente! E dá  certo.

TD – Essa coisa de ter identidade forte gera alguma dificuldade para conquistar espaço no mercado ou é uma facilidade?

MR – Acho que nem uma coisa nem outra. Há uma identidade. Eu tenho uma identidade. Você tem que fazer o que você acredita. Eu não estou preso numa identidade brasileira, não é que eu possa fazer só isso, eu faço outras coisas também. Claro que aquilo é um código do meu trabalho, tá editado no meu trabalho, mas meu trabalho não é só isso.

TD – Essa é a terceira vez que você vem para o Piauí. O estado corresponde às suas expectativas, qual a imagem que você leva daqui?

MR – Povo acolhedor, povo aberto, tem receptividade, carinhoso, bonito. Um estado absurdamente com um potencial gigante! Gigante! Vocês têm a Serra da Capivara, Sete Cidades, Parnaíba, é uma coisa impressionante. Barra Grande…

TD – Pra finanizar a gente queria uma mensagem para profissionais iniciantes como a gente, estudantes, uma inspiração,  uma mensagem de estímulo ou alguma coisa que você tenha a acrescentar pra gente.

MR – Acredite no que você pensa, só isso, não pare nunca de acreditar! É o que eu faço até hoje, eu ainda me sinto  estudante, ainda acho que tô começando…

Durante a entrevista nossa colaboradora Clenilda Moreira gravou tudo. Nossa intenção era simplesmente transcrever o bate-papo, porém a energia emanada por Marcelo é tão grande que achamos justo compartilhar pelo menos um trechinho com nossos leitores! Lembramos apenas que é um vídeo amador e que possíveis tremidos são por conta da emoção.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Design

3 Respostas para “Rosenbaum – Design Útil

  1. Bruna Leão

    Foi um enorme prazer conhecê-lo.

  2. Pingback: Casa Piauí Design «

  3. Hilda Fontenele

    Belíssimo trabalho desse designer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s